As ferramentas aliadas nos reparos domésticos e por isso precisam estar à mão, ou bem localizadas, quando se precisa delas. Nesse ponto, dicas para organizar ferramentas são úteis e vão facilitar o acesso a elas.
Isso porque uma ferramenta só é uma solução se puder se encontrada, certo? Se não, vira outro problema.
Algumas vantagens de organizar ferramentas são:
- facilidade e agilidade na localização das ferramentas;
- fácil manuseio e armazenamento em caixas etc.;
- profissionalismo na realização do serviço, caso seja vendido;
- proteção para as ferramentas, aumentando a vida útil destas.
Pensando nisso, listamos neste artigo três dicas que vão ajudar quem quer deixar esses itens no lugar certo. Veja quais são.
Índice
2. Utilize acessórios de organização
3. Mantenha uma rotina organizacional
1. Divida-as em categorias
A primeira e mais importante dica para organizar as ferramentas de maneira correta é saber dividi-las em categorias específicas.
Quando um problema aparece, fica fácil saber qual ferramenta servirá para resolvê-lo, haja vista que cada ferramenta possui uma finalidade específica.
Portanto, na hora de organizar ferramentas e acessórios, divida-os por tamanho e/ou finalidade, para que se torne mais fácil localizar a ferramenta ideal para problemas em específicos.
Por exemplo, divida-as por tipo, como ferramentas elétricas, manuais ou acessórios complementares, assim como também é possível separá-las por finalidade, por exemplo, ferramentas de corte, de marcação etc..
Dessa forma, o processo de localizar a ferramenta ideal fica mais fácil e prático!
2. Utilize acessórios de organização
Todos nós sabemos que as ferramentas de trabalho apresentam formatos e tamanhos diversos, e isso pode se tornar um problema na hora de armazená-las.
Por esse motivo, aposte na utilização de acessórios de organização que sejam capazes de guardá-las de forma satisfatória e prática.
E por falar em organização: está difícil organizar a casa? Veja 6 dicas práticas.
Uma opção é a utilização de painéis aplicáveis na parede que, com a utilização de ganchos, podem organizar as ferramentas muito bem, além de deixá-las bem à vista, facilitando a localização.
Além dos painéis, também é muito recomendada a utilização de caixas e maletas de ferramentas, que podem, além de guardar as ferramentas de uma forma segura e protegida, guardar também acessórios complementares, como pregos e parafusos.
Para quem trabalha com ferramentas, carrinhos e maletas são muito funcionais, já que, além de armazená-las muito bem, permitem a fácil locomoção das ferramentas.
3. Mantenha uma rotina organizacional
Para bons resultados, não basta aplicar uma única vez as dicas. É fundamental manter o básico da organização, evitando que fiquem espalhadas e fora do lugar.
Portanto, sempre que terminar de utilizar qualquer ferramenta, coloque-a novamente no lugar que estava. Assim, ela sempre estará à sua disposição. É interessante orientar outros usuários a fazer o mesmo, já que a organização do zero é super trabalhosa.
Se seu espaço em casa já está tão comprometido que não cabe organização, considere uma solução inteligente como o uso de boxes de armazenamento self storage. A chave fica com você, apenas você poderá acessar e tudo fica guardado com segurança 24h.
Quer outras dicas como essas de organizar ferramentas? Acompanhe nosso blog. E se deseja uma solução inteligente para armazenar objetos, mobília ou até documentos, acesse o nosso site e faça um orçamento simplificado para entender melhor como funciona.