fbpx
WhatsApp: (84) 99810-9322 comercial@estoquebem.com.br

Quem é empreendedor no setor de comércio sabe que fazer a gestão, organização e limpeza do estoque são a parte mais importante.

Imagine ter que manter uma grande quantidade de produtos em ordem todos os dias? Não é fácil, mas é necessário, inclusive por conta das medidas sanitárias. Dependendo do tipo de estoque, a limpeza se faz ainda mais necessária.

Hoje, as empresas contam com o suporte de softwares de gestão que auxiliam nas tarefas do dia a dia e ajudam a manter o estoque em dia. Mas na parte física é necessário traçar ações de logísticas que garantem uma maior segurança, higienização e mantém os produtos em boas condições.

Acontece que, quem tem um e-commerce, por exemplo, nem sempre conta com espaço suficiente para manter o estoque limpo e organizado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer a limpeza do estoque do seu comércio.

Índice

1. Crie um cronograma

2. Divida as tarefas em etapas

3. Evite o acúmulo de itens

4. Faça uma inspeção semanal

5. Considere um box de self storage para garantir a segurança

1 – Crie um cronograma

cronograma

 

Para fazer a limpeza do estoque do seu comércio é importante que você crie um cronograma. Essa é a melhor maneira de não negligenciar a higienização dos itens, uma vez que você ensina a sua equipe que essa tarefa faz parte da rotina de obrigatoriedades.

Até porque, se você perder produtos do estoque por falta de limpeza e controle, é dinheiro do caixa que está indo embora. Então, dê prioridade e seja eficiente nesta tarefa fundamental para o sucesso do seu comércio.

2 – Divida as tarefas em etapas

tarefas em etapas

A limpeza do estoque não precisa ser feita todos os dias, mas é importante que todas as tarefas sejam divididas, já que a higienização não é a única.

Você pode organizar assim, por exemplo:

  • toda sexta: checagem e controle;
  • toda segunda: organização de itens recebidos no estoque;
  • terça: limpeza;
  • quarta: verificar itens que tenham prazo de validade (isso pode ser feito com apoio de um software e em seguida, a separação dos produtos que estão para vencer com algum de seus colaboradores sendo o responsável);
  • higienização mensal com faxina mais pesada de todo o estoque.

3 – Evite o acúmulo de itens

Organize o estoque de acordo com o tipo de produto, separe-os em prateleiras, mas sem acumular itens, pois isso dificulta a limpeza do estoque.

Ao deixar o estoque bagunçado, você ganha outro problema, que é o acúmulo de impurezas e de resíduos. Se chega uma fiscalização de repente, sua loja poderá se multada, gerando prejuízos inesperados.

Leia também: Armazenamento de produtos: como reduzir despesas optando por self storage.

4 – Faça uma inspeção semanal

inspeção

Semanalmente, faça uma inspeção, até mesmo para verificar itens que precisam de reposição e organizar os produtos nas prateleiras que ficam expostas na loja. Ao fazer isso, já aproveite para limpar as peças antes de expor.

Aproveite e descubra como e onde armazenar o estoque de eletrônicos da sua loja com segurança.

5 – Considere um box de self storage para garantir a segurança

Boxes self storage

Comerciantes e lojistas que contam com um estoque grande, porém não tem muito espaço para manter tudo em ordem, podem contar com o apoio de um box de self storage para garantir a segurança, existem tamanhos de boxes diferentes, que vão ser mais adequados a necessidades específicas.

Atualmente, alugar box sem burocracia tem sido a escolha com melhor custo-benefício e mais vantagens na hora de armazenar itens diversos com segurança, além de muita praticidade. Inclusive, a segurança é um ponto forte do self storage, veja outras dúvidas comuns sobre self storage.

Gostou das nossas dicas de como fazer a limpeza do estoque do seu comércio? Aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog. Quer conhecer melhor as possibilidades do aluguel de boxes self storage? Faça um orçamento simplificado e entenda.