É inegável que a prática de esportes é fundamental para a manutenção da saúde, não é mesmo? Mas a depender da modalidade esportiva a qual se dedica a quantidade de equipamentos pode ser grande. Então, como armazenar da melhor forma seu material esportivo? O que fazer para prolongar sua vida útil e manter sua qualidade?
No artigo de hoje, vamos mostrar seis dicas de como realizar o armazenamento de material esportivo de maneira adequada. Confira!
Índice
4. Separe os equipamentos por tipo ou categoria
6. Encontre o local adequado para armazenagem
Conservação e manutenção
Os equipamentos esportivos muitas das vezes são utilizados fora de casa ou ao ar livre trazendo consigo impurezas e sujidades que podem danificá-los a longo prazo.
Sendo assim, após voltar para casa limpe bem todos os equipamentos com um pano úmido e logo após finalize com um pano seco, para evitar que crie mofo pela umidade.
Muita atenção aos equipamentos de metal, pois estes devem ser alojados em locais secos e lubrificados levemente para se evitar a ferrugem. Em caso de correntes de bicicleta, por exemplo, a ferrugem prejudica a movimentação da transmissão podendo ocorrer inclusive quebra durante o treino, resultando em acidentes.
Guarde em local seguro
Fique atento às recomendações dos fabricantes e mantenha seu equipamento sempre em local seco, protegido da luz e bem arejado. Guarde seu equipamento com carinho, afinal serão seus fiéis companheiros de treino durante um bom tempo.
Geralmente esses equipamentos vêm acompanhados de caixas e estojos adequados para que fique armazenado e protegido.
Fique atento especialmente ao local onde os objetos ficaram guardados para que seja o mais plano possível, longe de fontes de calor e umidade ou outros objetos que possam danificá-los. Exemplo de camas elásticas e bolas suíças, mantenha-os longe de objetos pontiagudos ou afiados que possam rasgá-los.
Higienização dos materiais
Outro ponto importante é a higienização. Uma higienização adequada desses equipamentos pode preservar bastante sua vida útil e performance.
Como dito antes, procure fazer uma limpeza nos equipamentos assim que chegar em casa, pois as sujidades ainda estão “frescas” e será mais fácil remover, sem necessidade de esfregar ou usar abrasivos.
Utilize esponjas macias, água e no máximo um detergente neutro na limpeza. Não utilize abrasivos, álcool ou água sanitária, pois pode danificar seriamente os materiais.
Ao final da limpeza busque sempre manter os materiais secos. Com o auxílio de um pano de algodão seco, seque os equipamentos e os armazene em local seco e arejado somente depois de bem secos.
Separe os equipamentos por tipo ou categoria
Uma das melhores dicas sem dúvida é procurar manter seu equipamento sempre organizado, uma vez que ao organizá-los e separá-los você pode facilmente identificar quebras e falhas e realizar a manutenção deles.
Pratique o desapego
Sabe aquela chuteira que ficou largada por algum canto esquecida pegando poeira? Não espere ela ficar inutilizada, dê um uso para ela. Doe, venda ou descarte todo o equipamento inutilizado, sem conserto ou que não usa mais. Fazendo isso, além de desentulhar aquele armário, vai abrir espaço para novos equipamentos e novas aventuras.
Encontre o local adequado para armazenagem
Se você é uma daquelas pessoas que não dispõe de muito espaço, nem de garagem ou quarto para guardar seus equipamentos, conte com soluções mais inteligentes de armazenamento, com o aluguel de boxes self storage.
São espaços otimizados para armazenamento de forma prática e segura, além disso os boxes podem ser acessados a qualquer tempo e quantas vezes for preciso, dentro do horário comercial de funcionamento.
São estruturas alugadas sem burocracia, os boxes possuem tamanhos diversos e o seguro individual dos bens já é incluso.
Precisando de mais espaço para ser organizar? Faça um orçamento simplificado e conheça melhor o serviço self storage acessando o nosso site.