De forma geral, estoque parado é um problema grave. Por isso, entender o que deve ser feito para evitar esse tipo de situação e conseguir vender mais é tudo o que você precisa saber para avançar.
Em princípio, o gerenciamento de estoque exige atenção e ações estratégicas. Afinal, a ideia é não deixar mercadoria parada, nem sofrer com estagnação nas vendas por causa de falta de produtos. Tudo isso representam prejuízos.
Pensando nessa questão, vamos falar de pontos que podem ajudar na movimentação do seu estoque. Veja só.
Índice
1. Estoque parado indica que o público não está sendo compreendido
2. Gerencie com cuidado o estoque
3. Dê destaque ao produto que não está sendo vendido como esperado
4. Entenda qual é o momento ideal para fazer promoções
5. Estabeleça acordos com os fornecedores
1. Estoque parado indica que o público não está sendo compreendido
Colocar no negócio um tipo de produto que não atende demandas ou desejos dos consumidores, certamente, fará o estoque ficar parado.
Desse modo, entender quais são os interesses, sondar comportamentos e, especialmente, as necessidades do público-alvo acaba sendo fundamental.
Portanto, faça pequenos estudos de mercado, interagindo com o seu público e buscando pistas para conhecê-lo melhor.
Leia também: Como melhorar a logística do seu e-commerce.
2. Faça gestão de estoque
É fundamental monitorar qualquer entrada e saída de mercadoria do seu estoque, isso significa fazer a gestão de estoque.
A melhor forma de fazer o controle é assegurando dados sobre como está a movimentação de produtos, registrando de houve aumento ou queda na demanda e identificando as possíveis causas.
Quando existe controle efetivo sobre a própria empresa, dá para fazer escolhas melhor fundamentadas na hora de criar estratégias de reposição de mercadoria e planejar as vendas do negócio.
Leia também: Como precificar os produtos da loja online?
3. Dê destaque ao produto que não está sendo vendido como esperado
Pode acontecer de um produto estar sendo apresentado de forma inadequada, consequentemente isso se reflete nas vendas e ocasiona estoque parado.
Então, identifique e avalie se a situação é esta para, depois, apostar numa melhor apresentação desses itens. Na verdade, poder ser mais simples do que você imagina deixar um produto em evidência. No e-commerce, por exemplo, basta:
- melhorar a descrição;
- ressaltar as vantagens;
- valorizar as principais características;
- evidenciar qualquer função interessante;
- colocar imagens atrativas.
4. Entenda qual é o momento ideal para fazer promoções
Primeiramente, antes de fazer promoções é importante avaliar os produtos que estão no estoque e entender se de que forma esses itens podem ser interessantes para o consumidor.
Aproveite para entender melhor exemplos de estoque em self storage, como o armazenamento de estoque de eletrônicos.
Com o armazenamento em self storage você consegue reduzir despesas.
Avalie as mercadorias e defina quais e como podem receber desconto sem afetar financeiramente seu negócio. Depois é só divulgar.
Compreenda que as promoções precisam ser significativas, ou seja, é necessário atrair o consumidor, mas também manter certa margem de lucro.
5. Estabeleça acordos com os fornecedores
Uma excelente estratégia para evitar o estoque parado é negociar com o fornecedor a troca e/ou devoluções de produtos que ficaram estagnados.
Consequentemente, é indispensável que a relação com esses parceiros seja excelente, assim o acordo torna-se possível, inclusive desde o primeiro contato com a equipe fornecedora.
A ideia é devolver mercadoria que não foi vendida e substituir por produtos que tenham maiores chances de venda.
Embora o estoque parado seja um problema grave, um bom planejamento, realista e bem fundamentado, consegue reverter o quadro e melhorar as vendas.
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