fbpx
WhatsApp: (84) 99810-9322 comercial@estoquebem.com.br

O sucesso de um negócio depende de um conjunto de fatores. Uma boa gestão é aquela que está por dentro de tudo que envolve a empresa. Isso inclui ter um bom controle de estoque.

Como sabemos, diante da correria do dia a dia, essa tarefa nem sempre é fácil. No entanto, graças à tecnologia, hoje contamos com mecanismos que facilitam todo esse processo.

Nesse artigo, vamos te mostrar como fazer uma planilha de controle de estoque de forma rápida e prática.

Índice

1. Primeiro, entenda a importância de um controle de estoque

2. Como controlar o estoque em um self storage

3. 6 passos para fazer uma planilha eficiente para controle de estoque
3.1 Quanto mais informações, maior o controle
3.2 Como montar a planilha no Excel?

Primeiro, entenda a importância de um controle de estoque

Importância do controle de estoque

A falta de organização pode afetar toda a rotina de uma empresa. Em muitos casos, isso acaba prejudicando o fechamento de negócios, causando prejuízos financeiros.

Portanto, ter um controle de estoque eficiente ajuda a fazer funcionar toda a estratégia de vendas. Isso porque você conseguirá identificar quais produtos têm grande demanda e conseguir repor a tempo.

É justamente o controle que evitar a indisponibilidade de um item, seja para vender ou para trocar. Pois, como sabemos, produtos em falta leva o consumidor a procurar na concorrência.

O monitoramento também é essencial para evitar desperdícios. Alguns produtos podem ficar encalhados, alcançar o prazo de validade e se tornarem impróprios para vender. Isso pode acontecer com cosméticos e perfumaria, por exemplo.

Como controlar o estoque em um self storage

Com a redução de espaços para armazenagem, o self storage surgiu como uma alternativa bastante interessante para quem tem um negócio, principalmente aqueles que trabalham com e-commerce.

Aproveite para saber também: 5 vantagens de investir em um e-commerce.

É importante que o self storage tenha localização estratégica e horário de funcionamento compatível com o horário comercial. Assim, você pode ir até o box consultar disponibilidade de produtos e fazer retiradas quantas vezes for necessário, com praticidade e segurança.

Aliás, saiba como e quantas vezes você pode acessar o box self storage.

Por falar em segurança, os boxes têm monitoramento 24h por câmeras, além disso, a chave do cadeado fica de posse exclusiva do locatário. Ou seja, é a melhor opção para resguardar os seus produtos.

6 passos para fazer uma planilha eficiente para controle de estoque

planilha

O que uma planilha de controle de estoque precisa ter? Isso vai depender da necessidade de cada empresa.

Veja como fazer isso utilizando o Excel. Contudo, saiba que você também poderá utilizar outras alternativas, gratuitas ou pagas, como aplicativos ou sistemas de automação, a depender do porte do seu negócio.

Quanto mais informações, maior o controle

Antes de iniciar a sua planilha de controle de estoque, é essencial que você tenha uma ideia das informações que vai incluir nela.

Observe abaixo alguns dados importantes que deve conter na planilha de controle de estoque:

  • registro de entradas e saídas com data, quantidade e valores;
  • código do produto;
  • descrição dos itens;
  • especificações de datas (dia, mês e ano);
  • registro de quantidade de cada unidade;
  • registro de custo de cada produto;
  • dados sobre os fornecedores (nome e contato).

Não se restrinja apenas às informações relacionadas à venda, mas também dados de produtos vencidos, danificados ou decorrentes de cancelamento ou troca.

Como montar a planilha no Excel?

planilha no Excel

Para montar a sua planilha de controle de estoque no Excel, siga estes passos:

  1. abra o Excel em seu computador. Caso a opção “Novo” esteja desabilitada, clique antes em “Arquivo”.
  2. ao abrir na tela um campo de busca, digite “Estoque” e aperte o “Enter;
  3. selecione o modelo desejado clicando nele;
  4. ao aparecer uma prévia, clique em “Criar”;
  5. edite conforme e sua preferência ou necessidade, incluindo os dados desejados;
  6. salve o arquivo.

Sempre que precisar incluir algum dado, editar ou consultar, basta acessar a planilha criada.

Agora que você já sabe como ter um controle do seu estoque, que tal conhecer melhor o serviço de self storage? Solicite um orçamento simplificado em nosso site e tenha uma ideia melhor de como funciona.