Ter gastos imprevistos com reforma é uma situação comum, mas isso não significa que você não pode fazer uma reforma se precisa ou se quiser. É possível reformar a casa sem gastar muito com um pouco de organização, bom planejamento e outros toques que vamos dar aqui.
Acredite, o processo vale a pena! No final, tudo dá certo se você souber se prevenir e agir com antecipação. Então, confira as dicas que pontuamos a seguir para reformar a casa sem gastar muito, economizar nos custos da obra e alcançar um resultado de alta qualidade.
Índice
1. Primeiro, faça um planejamento
4. Encontre bons profissionais
5. Adquira materiais de boa qualidade
6. Organize o espaço e proteja seus pertences
7. Armazene a mobília temporariamente
Primeiro, faça um planejamento
Faz toda diferença pensar antes de começar a fazer. Então, coloque no papel detalhadamente quais são todas as necessidades da obra, estabeleça um limite para o que pode ser feito.
Pense também nas etapas da reforma, estime os prazos para cada uma e, principalmente, estipule uma previsão de orçamento para investir em materiais e serviços.
Depois, tente alinhar suas expectativas ao que, de fato, vai ser feito.
É esse planejamento que vai orientar todo o processo. Você pode sempre voltar a ele para conferir as estimativas e ajustar o orçamento ou os prazos das etapas.
Defina um limite de gastos
Isso é importante para não extrapolar o orçamento. Lembre-se que deve considerar materiais, serviços, gastos com água e energia, entre outras possibilidades de custos que podem surgir ao longo da reforma.
Estabeleça um cronograma
O cronograma é seu amigo. Acompanhe-o com frequência e verifique os prazos, isso vai evitar que a reforma se estenda e acarrete investimentos extras.
Lembre-se que ter um simples cronograma pode ser uma forma de economizar. Na hora de elaborar o seu, consulte os prestadores de serviço para definir prazos realistas para cada etapa e respeite o cronograma.
Encontre bons profissionais
Seja cuidadoso ao buscar pelos profissionais que farão a reforma. Priorize a qualidade do serviço e não o valor mais baixo. Muitas vezes, pagar mais barato pode gerar prejuízos, já que mais tarde pode ser necessário refazer o trabalho.
Adquira materiais de boa qualidade
Com os materiais, acontece a mesma coisa. Priorize sempre os de melhor qualidade. Nesse sentido, a economia acontece pela garantia de um serviço bem-feito, que não precisará de reparos mais tarde por conta da baixa qualidade.
Organize o espaço e proteja seus pertences
Esse é um grande desafio! Afinal, reformas costumam gerar grandes transtornos pela sujeira e acúmulo de objetos que afetam o uso do espaço.
Sem falar dos danos que a desorganização pode causar à mobília ou aos eletrodomésticos, o que acarreta em prejuízos totalmente inesperados.
Como você já sabe o quanto pode ser desgastante a desorganização ao longo do processo, não vale a pena ignorar esse incômodo. Em vez disso, pense em soluções inovadoras, como o uso de boxes self storage: saiba o que é.
Armazene a mobília temporariamente
Mas não precisa incomodar um vizinho, um familiar, ou abusar da boa vontade dos amigos. Uma solução inteligente é contratar boxes de armazenamento, em espaços especializados em self storage.
Os tamanhos e os preços variam, assim como o tempo de contratação, tudo é bem flexível. Isso significa que você pode remover temporariamente seus móveis da área da reforma, armazená-los em um box do tamanho que escolher, que atenda às suas necessidades.
Assim, sua mobília e seus objetos mais pessoais ficam resguardados da poeira, dos detritos e do desgaste até o fim da reforma, sob vigilância 24h por dia. Em casa, a reforma continua dentro do cronograma, mas sem o aborrecimento da bagunça.
Pronto, agora você tem mais conhecimento sobre como reformar a casa sem gastar muito, inclusive agindo com previsibilidade e inteligência. Confira os tamanhos os boxes da solução self storage em nossa página e leia outros artigos do blog da Estoque Bem para conhecer melhor.