É comum que as famílias guardem lembranças e alguns tipos de documentos, incluindo cartas, fotografias, cadernos ou mesmo objetos de valor histórico para o grupo, tudo isso constitui o acervo da família. E, se tem importância, precisa ser guardado com cuidado, pois conta a trajetória de um jeito único e particular.
Naturalmente, são memórias afetivas com valor especial, um tipo de tesouro para zelar. Então, veja como cuidar e guardar esse material com praticidade e segurança.
Como fazer o manuseio correto do acervo da família?
Para manter preservado o acervo dos registros e objetos do acervo familiar são necessários alguns cuidados no manuseio. Essas precauções evitam prejuízos à estrutura de itens como da fotografias, por exemplo, que são documentos delicados e trazem muitas memórias afetivas da família. Veja os cuidados a seguir.
Lavar bem as mãos
Dessa forma, você elimina quaisquer resquícios de alimentos ou sujeira acumulada. O uso de luvas de látex também pode ajudar na sua proteção e do documento.
Retirar elementos metálicos de fotos e documentos
São materiais como clipes e grampos: a ferrugem, ao longo do tempo, acaba prejudicando os documentos, causando manchas e corrosões.
Não utilizar fitas adesivas
Elas podem causar rasgos, em caso de remoção, além de atrair insetos.
Fazer anotações apenas com lápis
A tinta das canetas mancha o documento com o passar do tempo.
Usar as duas mãos segurar com apoio papéis e volumes maiores
O apoio com as duas mãos em documentos maiores evita rasgos ou deformidades nas páginas.
Não comer ou beber qualquer coisa no momento do manuseio
Manusear documentos e/ou objetos antigos é uma tarefa que prioriza a limpeza, por isso alimentos e bebidas são grandes ameaças à integridade do seu acervo familiar, já que podem molhar ou manchar os materiais.
Leia também: Como enfeitar a casa em datas comemorativas.
Guarde o acervo familiar em local adequado
Depois de realizar a separação de cada elemento do seu acervo de família, será preciso escolher bem o local para guardá-lo, garantindo a conservação e proteção dos objetos e documento, que se desgastam com a passagem do tempo.
Papéis
Os papéis devem ser guardados em envelopes e caixas feitos de materiais de baixa acidez, vendidos em lojas especializas. Há também a possibilidade de guardar em caixas de metais.
Fotografias e documentos
No caso de fotografias e documentos, é essencial que sejam guardados em álbuns, envelopes, caixas que facilitem o movimento no manuseio.
Jornais e recortes
Jornais e recortes devem ser conservados em envelopes separados para evitar as manchas.
Cuidados na higienização
Ao higienizar, utilize flanelas secas ou aspiradores e não aplique álcool diretamente nos materiais.
Catalogar os itens
Faça o catálogo do seu acervo para saber quais materiais possui.
Fazer digitalização
A digitalização dos documentos e fotografias garante a preservação dos originais, visto que os arquivos digitais podem ser acessados sempre que precisar e sem oferecer riscos no manuseio.
Conte com um Self Storage para guardar o acervo da família
Ainda que você tome todos os cuidados necessários no manuseio e limpeza do acervo da sua família, escolher o local ideal para o armazenamento é um fator importantíssimo para garantir a integridade de cada material.
Por isso, a locação de espaços temporários na modalidade self storage é uma solução inteligente para quem precisa desse espaço para guardar seus “tesouros” com praticidade, segurança e livre dos desgastes.
Entenda melhor sobre conveniência e flexibilidade do self storage.
Além da garantia de segurança no armazenamento, o seu acervo recebe toda a proteção para afastar umidade, presença de insetos e qualquer tipo de prejuízo.
E então? Vai conseguir por em prática essas orientações para guardar o acervo da família? Se ainda tem dúvidas, acesse outros conteúdos como este em nosso blog. Quer entender melhor os custos do serviço self storage? Faça um orçamento simplificado em nosso site!